em Clipping

Clipping +Enem: confira as novidades da 2ª semana de setembro

Semana passada tivemos muito conteúdo relevante, principalmente na seção Educação. A repercussão do Ideb; a divulgação do relatório da OCDE sobre a educação em 49 países; e um caderno especial sobre tecnologia e educação, gerou a necessidade de incluirmos subtemas neste clipping. Na seção Enem, o destaque é a oportunidade de mais um simulado online gratuito.Em Universidade, faculdades no Brasil já oferecem cursos ministrado em inglês. Boa leitura a todos!


ENEM 

Corretores de redação do Enem avaliam em média 74 textos por dia
Dados obtidos via Lei de Acesso aponta custo de R$ 15 por texto. A maioria dos avaliadores é mulher e tem entre 30 e 50 anos. Saiba mais.

Enem e vestibulares: veja temas que podem inspirar questões em biologia
Zika, barragem de Mariana e Jogos Olímpicos podem ser pretextos para que os conteúdos do ensino médio sejam cobrados nas provas. Confira.

UOL e Sistema Ari de Sá lançam simulado gratuito para o Enem
As inscrições para o simulado podem ser feitas online até o dia 4 de novembro. O exame poderá ser acessado a qualquer momento após a inscrição. Mais informações.


UNIVERSIDADE 

Ensino ministrado em inglês avança em universidades do Brasil
Enquanto a ida de alunos brasileiros ao exterior enfrenta obstáculos como o dólar alto e a crise econômica, as universidades do país avançam cada vez mais na internacionalização interna, por meio da oferta de disciplinas ministradas em inglês. Saiba mais.


EDUCAÇÃO

Programa Escola sem Partido acaba com cooptação da esquerda
“A verdade é como um leão; você não precisa defendê-la. Deixe-a solta, e ela se defenderá a si mesma.” Cito a frase de Santo Agostinho para fazer um paralelo com o Programa Escola sem Partido: desembaraçado das mentiras que seus adversários espalham para enredá-lo perante a opinião pública, ele se defende por si só. Leia a opinião.

Programa Escola sem Partido está do lado do retrocesso
Talvez influenciada pelo acirramento político, a proposta de inclusão do Programa Escola sem Partido na LDB é um conjunto de medidas contrárias a uma suposta doutrinação política e moral empreendida por professores em sala de aula. Leia a opinião.

‘Terapia’ ajuda pais confusos com a variedade de linhas pedagógicas
Construtivista, montessoriana, tradicional, waldorf… A dificuldade de escolher entre tantas linhas pedagógicas gerou um novo serviço nos consultórios de psicologia: o aconselhamento para a escolha da escola. Conheça.

Escolas paulistanas inovam para formar leitores
Propostas incluem de book truck com bibliotecário voluntário até caça ao tesouro; encontros com autores também estimulam alunos. Conheça.

Deveríamos acabar com as lições de casa?
Para Alfie Kohn, especialista em educação, essas tarefas não só não oferecem nenhuma vantagem ao aprendizado, como causam frustração, cansaço e desinteresse. Entenda.

Série do Canal Futura mostra exemplos de transformação no ensino
‘Era uma vez uma escola’ será lançada durante encontro internacional Educação 360. Saiba mais.

Diretor modifica cenário de guerra em colégio do interior paulista
Gestor recupera a confiança de pais e alunos em São José do Rio Preto. Surpreenda-se

Problema da educação brasileira não está no ensino médio
Se até a 5ª série temos metade das escolas que ainda não conseguem ensinar o básico, os alunos ao chegarem ao médio também terão uma perspectiva baixa, e o desempenho será ruim até o 9º ano. Ouça.

Professora aproxima família e escola com boletins do berçário
A partir de informativos, professora explica o que acontece durante o dia dos bebês e mostra como é feito o trabalho pedagógico. Supreenda-se

Base Nacional Comum precisa ter texto mais objetivo, dizem especialistas
Documento vai definir currículo que deve ser ensinado nas escolas. Relatório  feito com base em 27 seminários estaduais foi entregue ao MEC. Compreenda.

Educação física tenta não ser só bate-bola, mas ambição é excessiva
A proposta para o ensino de educação física presente na segunda versão da BNCC, peca pelo excesso de ambição. Saiba mais.

Relatório OCDE

Relatório destaca diferença entre salários de professores e custo por aluno no Brasil
Pesquisa divulgada nesta quinta analisou os rendimentos de docentes em 46 países. Mais detalhes.

Professor primário no Brasil ganha pouco, mas universitário tem ‘salário de país nórdico’, diz OCDE
Segundo estudo, professor de ensino público fundamental e médio no Brasil ganha menos da metade da média nos países da OCDE – e também trabalha o maior número de semanas por ano. Saiba mais

Brasil tem alto gasto público em educação, mas investimento por aluno está entre os piores
Embora seja o terceiro com maior gasto público em educação (16,1%) e tenha aplicado 5,2% do PIB no setor em 2013, mesmo patamar da média dos mais de 40 países analisados em relatório da OCDE, o Brasil tem investimentos baixos por aluno do nível básico. Confira.

Relatório aponta que 75% dos jovens de 20 a 24 anos não estão estudando. Desses, 43% não terminaram ensino médio
Um relatório que analisou 46 países revelou que o Brasil é o que tem maior percentual de jovens de 20 a 24 que não estão estudando. Saiba mais.

Brasil está entre os países com menor número de matrículas no ensino profissionalizante, diz OCDE
Dado aponta para necessidade de reformulação do ensino médio no país. No extremo oposto, aparece a Finlândia, que tem um dos melhores sistemas educacionais do mundo. Compreenda.

Especial – escolas tradicionais e tecnológicas

  • Tecnologia usada só como suporte pode deixar aluno ainda mais passivo. Aqui
  • Com telas e robôs ou lousa e giz, o importante é a qualidade do ensino. Aqui
  • Êxito com recursos digitais na educação depende de foco e formação. Aqui
  • Há mais publicidade do que bom uso da tecnologia nas escolas. Aqui
  • Sala de informática dá lugar a sistema interativo nas escolas tecnológicas. Aqui

Ideb

Análise: As escolas ‘pobres’ conseguem melhorar seu Ideb?’
Para medir, de fato, o esforço de uma escola e o quanto ela agrega ao aprendizado do aluno, é preciso descontar o nível socioeconômico, coisa que o Ideb não faz’. Compreenda.

No Amazonas, estrutura de escolas difere e expõe ‘abismo’
Enquanto colégios organizados e com apoio da comunidade estão ‘em 2021’, os de áreas violentas e com prédios alugados nem chegam à meta. Conheça.

Renda maior pesa mais no desempenho até dos estudantes das redes públicas; desigualdade cresce
Diferença das notas dos alunos em Língua Portuguesa na Prova Brasil é maior em 17 Estados em relação a 2009; em Matemática, há aumento em 10 Estados. Para especialistas, risco é de escola acirrar desigualdades, em vez de reduzi-las. Entenda.

Pobreza não ‘sela destino’ de desempenho ruim, diz estudo
Levantamento do Cenpec feito a pedido da reportagem mostra, com microdados do Ideb, os fatores que levam uma escola a melhorar ou piorar o desempenho de seus alunos. Entenda.

No Ceará, estado menos desigual, diferença é quase nula
Em língua portuguesa, a diferença é de apenas 2 pontos; em matemática, 4,4 pontos. Saiba mais.

Análise: Qualidade com equidade
Em vez de ajudar a compensar as possíveis diferenças de oportunidades que o nível socioeconômico acaba impondo aos estudantes, o sistema educacional acaba reforçando ainda mais essas distorções. Leia a opinião.

Escolas que atendem alunos pobres na Grande SP vão ao topo ‘sem mágica’
Quando a equipe da escola municipal CEU Paraisópolis, na zona sul de SP, concluiu seu último plano pedagógico, uma preocupação era aumentar a participação das famílias. A saída foi transferir a reunião de pais dos dias úteis para os sábados, quando mais gente compareceria. Conheça.

Receitas de sucesso: Ideb nos fornece pistas sobre o que pode funcionar na educação, mas olhar apenas para os extremos pode ser enganoso
Entenda.

  • Conteúdo relacionado por Tag