em Clipping

Clipping +Enem: confira as novidades da 1ª semana de setembro

Semana passada o grande destaque no noticiário sobre educação foi a divulgação dos resultados do Ideb 2015. Dada a relevância do indicador, excepcionalmente o clipping dessa semana terá uma sessão Ideb 2015. O destaque são os resultados do ensino médio, que estão sem variar desde 2011 (para todo o país) e em queda quando observado o segmento das escolas privadas. Em Enem, o destaque são dicas de preparação para os alunos nesta reta final e mais um simulado (gratuito) à disposição dos alunos. Em Universidade, dados confirmam que a oferta de vagas para cotistas já é superior a da ampla concorrência, em universidades públicas. Em Educação destaque para a fala do ministro da Educação prometendo para o quanto antes reformas no ensino médio. Escolas começam a incorporar o uso de celulares as atividades em sala de aula. E para fechar,  já está disponível o segundo episódio da série Destino: Educação – escolas inovadoras. Boa leitura.

ENEM 

A dois meses do Enem, estudantes devem priorizar treino e disciplina
De acordo com especialistas ouvidos pela Folha, um pouco de disciplina e treino, sem abrir mão de diversão, pode ajudar os alunos no teste –que é porta de entrada para universidades e ocorre nos dias 5 e 6 de novembro. Entenda.

Mais caro da história, Enem 2016 bate recorde na arrecadação com inscrições
Previsão de gastos com exame é de R$ 788 milhões, segundo o MEC. Arrecadação com inscrições somou R$ 136 milhões. Confira.

Enem terá mudanças para retomar avaliação do ensino médio, diz Inep
No entanto, prova deste ano manterá os moldes anteriores. Maria Inês defende que o exame seja de qualificação de desempenho. Acompanhe.

Enem e vestibulares: veja 5 temas aplicados na análise do 7 de setembro
Data da independência do Brasil pode inspirar perguntas sob vários aspectos no campo das ciências humanas. Estude.

Folha abre inscrições para simulado on-line e gratuito do Enem
É uma das simulações mais completas disponíveis hoje em dia de forma gratuita: são 180 questões inéditas nas quatro áreas avaliadas pelo Enem e redação. Saiba mais.


UNIVERSIDADE

USP sobe 23 posições em ranking das melhores universidades
Instituição fica em 120º lugar na lista das 900 principais escolas de ensino superior do mundo e é a 2ª melhor do continente, atrás da Universidade de Buenos Aires. Confira.

Vagas para alunos cotistas já são a maioria nas 63 universidades federais
No 1º semestre deste ano, foram ofertadas 114,5 mil cadeiras por meio de cotas, ou 51,7% do total; em 2013, percentual era de 33,4%. Expectativa é de que número aumente nos próximos anos; especialistas se dividem em relação à eficácia do sistema. Entenda.


EDUCAÇÃO

Celular passa de vilão a aliado em escolas
Colégios começam a usar aparelho como ferramenta de aprendizagem em diferentes disciplinas; professores defendem acordo com aluno. Conheça.

Com ensino médio abaixo da meta, ministro quer reformar a área com MP
Pela segunda vez consecutiva, o ensino médio no Brasil não conseguiu atingir a meta de qualidade estabelecida pelo governo. Acompanhe.

Ministro quer reformulação no currículo do ensino médio
Projeto estabelece turno integral e disciplinas focadas na área de interesse que o aluno pretende seguir no ensino superior. Saiba mais.

Sala de aula com carteiras altas ajuda aluno a manter a forma, diz estudo
Mesas altas permitem que alunos fiquem em pé durante as aulas. Alunos que usaram carteiras especiais reduziram IMC em dois anos. Surpreenda-se

Como máquinas de lavar ajudaram a reduzir faltas em 90% em escolas dos EUA
Fabricante decidiu fazer uma experiência colocando 17 máquinas em escolas no Missouri e na Califórnia e incentivou as crianças a trazerem suas roupas sujas. Os resultados foram surpreendentes. Entenda.

Segundo episódio de ‘Destino: Educação’ mostra a Bath Studio School
Escola inglesa é gratuita e se destaca por oferecer ensino baseado em projetos empreendedores, com ambientes que simulam o que o jovem encontrará no mercado. Surpreenda-se.

Censo de pesquisas quer aproximar ciência das escolas
A Rede Nacional de Ciência para Educação produziu uma espécie de censo de pesquisadores que podem unir o conhecimento dos laboratórios à realidade da sala de aula. Saiba mais.

O relacionamento da escola com a comunidade vai mal
Se prestarmos atenção, veremos que o relacionamento da escola com a comunidade vai mal, muito mal! E eu me refiro aqui tanto ao relacionamento amplo —ideias coletivas a respeito da atuação da escola — quanto ao específico, ou seja, de cada unidade escolar com sua sociedade. Leia a opinião.

Inscrições para Educação 360 começam amanhã
Evento vai receber pensadores e especialistas sobre o tema nos dias 23 e 24 de setembro. O evento é gratuito e contará com a participação de pensadores em educação como Antonio Novoa, Manuel Castells e Michel Maffesoli. Mais detalhes.

Apoio da família impulsiona jovem a seguir seu projeto de vida no ensino médio
Nesta etapa, o acompanhamento feito pelos pais ou responsáveis deve considerar que o estudante tem maior autonomia e uma relação já estabelecida com a escola. Entenda.

IDEB 2015

No ritmo atual, Brasil atingirá meta de ensino com décadas de atraso, estima estudo
Levantamento do Instituto Ayrton Senna a partir de dados divulgados pelo MEC aponta que, até 2021, país só alcançará seus objetivos na etapa que vai até a 5ª série. Entenda.

Especialistas alertam que Ideb é insuficiente para avaliar ensino no país
Representantes da sociedade civil comentam os dados divulgados pelo MEC. Brasil ficou abaixo da meta no ensino médio e no 9º ano do fundamental. Saiba mais.

Ideb começa a mostrar diferença entre os estados
Resultados do Ideb mostra que começa a haver descolamento entre os estados e é preciso avaliar os métodos de gestão e pedagógicos daqueles que estão conseguindo atingir as metas. Desde 2005 Ceará e Amazonas conseguiram melhorar seus resultados. Compreenda.

Ensino médio e anos finais do fundamental ficam abaixo da meta do Ideb
MEC divulgou resultado da avaliação que ocorre a cada dois anos. Índice considera resultado em prova de desempenho e também rendimento escolar. Saiba mais.

Rede privada bate meta do ensino médio apenas em Roraima
Com exceção de Roraima, as redes privadas de todos os outros Estados ficaram com notas abaixo da meta no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2015 no ensino médio. Em 17 deles, também houve queda no indicador do setor. Saiba mais.

Aluno chega à escola de peito estufado e sai de cabeça baixa
Provas e índices nacionais como o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgado nesta quinta (8), têm mostrado aos gestores públicos que os alunos brasileiros entram na escola com pique, mas vão perdendo o gás no caminho. Entenda.

Meritocracia e cooperação: a receita do sucesso do Ceará
Após uma década de investimentos maciços em educação, estado alcança metas do Ideb em todos os municípios. Conheça.

Sobe número de estados que não conseguem recuperar metas no Ideb
G1 analisa histórico de cumprimento de metas do Ideb por estado; para especialistas, meta é arbitrária e não reflete a realidade das escolas. Mais detalhes.

1/4 das redes municipais não avança na nota do Ideb
País melhora no ensino fundamental, mas 746 cidades avaliadas estagnaram ou pioraram. Saiba mais.

  • Conteúdo relacionado por Tag