em Clipping

No “mundo Enem”, na semana passada o destaque foi para a cobertura do Sisu, que recebeu a inscrição dos candidatos que concorreram às mais de 238 mil vagas ofertadas em 131 Instituições de Ensino Superior públicas de todo o país. Em Educação destacamos a reportagem sobre a data de entrega da Base Nacional Comum Curricular ao Conselho Nacional de Educação, a constatação que quase 50% dos professores não têm formação na matéria que ensinam e mais duas reportagens sobre o nível de  proficiência dos alunos brasileiros.

Enem

MEC muda regra de troca de senha do Enem, e estudantes relatam invasões no Sisu
Enem 2016 foi o primeiro que não exigiu ‘duas etapas’ para recuperar senha. Em fórum anônimo, grupo planejou mudar inscrições no Sisu. Saiba mais.

A consulta pública sobre o Enem fará diferença?
Anunciada desde o ano passado e publicizada juntamente com a divulgação dos resultados de 2016, o conteúdo da consulta dá a entender que o MEC não soube aproveitar a oportunidade de ouvir a sociedade. Leia a opinião

Universidade/Sisu

Nº de inscritos no Sisu cai 7,9% apesar de aumento de participantes do Enem
Sisu teve 214 mil inscritos a menos que a edição do primeiro semestre de 2016. Saiba mais.

MEC divulga resultados do Sisu 2017
Candidato deve ter em mãos número de inscrição e senha do Enem 2016. Mais informações

Fies e Prouni têm calendário alterado por questões técnicas; veja as novas datas
Datas de início e fim das inscrições foram adiadas em um dia. MEC diz que mudança foi solicitada pela área técnica para garantir mais segurança ao sistema. Veja o calendário.

Sete universidades dão bônus a candidatos de medicina que estudaram em escolas da região
No Sisu, instituições também reservam vagas a quem concluiu o ensino médio em zonas próximas aos campi. MEC afirma que prática é permitida. Entenda.

Por que alguns cursos não estão no Sisu?
Cursos a distância e os que exigem testes de habilidades específicas não contam com vagas no sistema. Entenda.

EDUCAÇÃO

Quase 50% dos professores não têm formação na matéria que ensinam
Quase a metade dos professores do ensino médio do país dá aulas de disciplinas para as quais não tem formação específica. O problema atinge redes públicas e escolas privadas e é mais grave em algumas matérias, como física. Surpreenda-se.

MEC promete base curricular do infantil e fundamental para 1º semestre
A base é o documento que vai determinar conteúdos mínimos do currículo escolar na educação básica. Acompanhe.

Precisamos abandonar o ensino fragmentado
 “O Foco Triplo —uma Nova Abordagem para a Educação”, de Daniel Goleman, autor do best-seller “Inteligência Emocional”, e Peter Senge, professor do MIT, especializado em pensamento sistêmico. Inspire-se

Se adulto sente-se pressionado ao fazer uma prova, imagine uma criança
Ao final do ano passado, a coordenadora de uma escola conversou comigo a respeito do aumento do número de crianças com problemas emocionais no início do ensino fundamental. Leia a opinião.

Gênero, raça/cor e localidade dos alunos interferem nos índices de aprendizagem
Dados da Meta 3 do Todos Pela Educação mostram que melhores resultados são de alunos brancos e residentes em áreas urbanas. Mais detalhes.

Adolescentes devem entrar mais tarde na escola, mostra estudo
Vários estudos já sugeriram que atrasar o horário de entrada na escola melhora o sono e, consequentemente, o desempenho dos alunos durante a adolescência. Um deles, que acaba de ser publicado, contou com dados de 30 mil estudantes. Supreenda-se

Na rede particular, só 29% dos alunos terminaram o ensino médio com aprendizado adequado em matemática em 2015. Saiba mais.

10 tendências de personalização do ensino em 2017
Veja novas ideias para atender às necessidades e interesses de cada aluno sem criar um modelo único que atenda a todos. Acompanhe.

Curso online mostra como aplicar neurociência na educação

Ao longo de três semanas, alunos vão conhecer mais sobre o funcionamento do cérebro, a memória e as emoções. Mais detalhes.

Curso online tratará do uso de imagens em sala de aula
Como parte do cronograma da 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), o Departamento de História da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) abriu inscrições para um curso online que tem como tema “Imagens em sala de aula”. Mais detalhes.

Trump aposta em política com resultados dúbios na educação
Liberdade para as famílias escolherem a escola de suas crianças tem sido o mote de Donald Trump para a educação. Saiba mais.

  • Conteúdo relacionado por Tag