em Correção automática, Correção de provas, Enem & Vestibulares, Meritt, Provas & simulados, Tecnologia

Os cerca de 262,5 mil professores que atuam nas redes estaduais e municipais de ensino do país têm uma rotina pesada de preparação de aulas, elaboração e correção de provas, revisão de conteúdos e de feedbacks para pais e alunos. Não são raras as vezes em que estes profissionais gastam parte importante do tempo de lazer e que passariam com a família em atividades relacionadas ao trabalho – especialmente a correção de provas.

Para facilitar a vida dos professores e para garantir que eles tenham mais tempo livre, a Meritt criou um aplicativo para professor que utiliza a captura e a interpretação de dados para economizar em 80% o tempo gasto com a correção de provas.

Fácil de fazer gabaritos

O aplicativo desenvolvido para o professor já começa ajudando desde o momento da elaboração do gabarito da prova. O docente utiliza o aplicativo para criar uma folha de respostas genérica ou individualizada. No caso do gabarito genérico, ele cadastra o nome da disciplina e o da escola. No gabarito individualizado que será impresso com o nome do aluno.

Para facilitar o trabalho de cadastramento dos alunos, o aplicativo aceita a inclusão de listas de nomes em formato Word ou Excel. O único trabalho do professor é copiar e colar as informações que serão utilizadas pelo aplicativo para criar as folhas de respostas.

Rápida correção de provas

Depois que as folhas de respostas são impressas, o professor aplica a prova. Com o exame finalizado, basta o professor juntar as folhas de respostas preenchidas e utilizar o smartphone para fotografar os gabaritos.

Se o professor estiver em uma área com wi-fi, logo que cada folha de resposta é fotografada, a imagem sobe para o servidor da Meritt e as imagens são processadas. Com isso, quando terminar de fotografar a última prova, as notas dos alunos já estão disponíveis.

Na sequência, o professor pode entrar no aplicativo e já ter acesso a todas as provas corrigidas. Também são apresentados indicadores de aprendizado que poderão ser interpretados pelo professor, assim como cada aluno, poderá ter uma quadro completo sobre os seus resultados.

Desafios de aprendizado

No caso do docente, a análise de dados completa feita por meio de algoritmos – permite que ele conheça a fundo a aprendizagem de suas turmas. Ele pode comparar, por exemplo, o desempenho das diferentes classes que passaram pela mesma avaliação e identificar os pontos fortes e fracos da compreensão dos conteúdos.

O aplicativo utiliza algoritmos para demonstrar o nível de dificuldade das questões, classificando elas nos níveis fácil, médio ou difícil. Esse indicador permite saber o nível de dificuldade da prova – que preferencialmente deve ter um equilíbrio entre questões fáceis, médias e difíceis – e o nível de acerto das turmas.

A radiografia realizada pelo aplicativo para professor permite também que o docente compare o desempenho das diferentes turmas por conteúdos e/ou habilidades. Com este nível de informações o docente fica sabendo o que merece algum reforço e quais questões podem ser revistas para novas avaliações.

Os alunos também, a exemplo dos professores, têm indicadores relevantes à disposição através do aplicativo criado pela Meritt.