em Enem & Vestibulares

Na sequência de divulgação dos resultados individuais no Enem 2016, o Ministério da Educação lançou a consulta pública sobre o Enem. A consulta já era esperada desde dezembro do ano passado e gerou uma grande expectativa se ela afetaria o Enem 2017. Agora que a consulta está no ar, fica a impressão que o governo privilegiou o burburinho (buzz), a realmente querer entender como a sociedade vê o exame.

Logo no início, não há nenhuma identificação do perfil de quem está respondendo às perguntas (veja imagem no final do post). Não querem saber ou esqueceram de diferenciar as respostas de ex-participantes, comunidade escolar ou sociedade em geral. Com certeza essa informação é muito relevante para poder extrair mais conhecimento desta pesquisa.

Após o preenchimento da identificação, surgem as 4 e únicas perguntas. Veja-as abaixo e algumas considerações sobre elas.

1 – A aplicação do Enem deverá:

  • manter o formato de 2 dias
  • ser realizada em 1 único dia (com 100 questões + redação) em 5:30.

Atualmente, 5:30h é o tempo que o candidato possui no domingo, quando tem de responder a 90 questões de português e matemática, além da redação. Ou seja, pela alternativa de um dia, o candidato terá que responder 10 questões à mais, no mesmo tempo.
Para quem não sabe ou não estudou, pouca diferença faz ter menos tempo. Afinal sempre há a chance de obter pontos através do chute. Porém, para quem estudou, esse tempo menor será um grande desafio, pois chutar é uma opção que ele não quer usar.
Como a prova em um único dia reduz a logística (e os custos) acredito que o melhor é estender o tempo de prova para 6 horas. Dessa forma mantém-se os atuais 3 minutos por questão.
Em tempo, utilizando 100 questões, reduz a probabilidade de diferenciação entre as notas dos participantes. Ou seja, aumenta o número de candidatos que possuirão a mesma nota. O que acarreta em um problema sério caso esses candidatos procurem o mesmo curso no Sisu, pois os critérios de desempate precisarão ser melhor definidos.

2 – Mantendo-se a avaliação em dois dias, qual o formato deverá ser utilizado:

  • formato atual (sábado e domingo)
  • dois domingos seguidos

  • domingo e segunda

A realização do Enem em um domingo e segunda parece-me sem cabimento. O trânsito nas grandes cidades é  muito maior em dias úteis, ampliando a ocorrência de atrasos e gerando transtorno para quem está fazendo a prova e para quem não está fazendo a prova.
A realização em dois domingos para o candidato pode parecer melhor (haveria uma semana para “descansar”). Porém, para a logística complica. Toda a estrutura montada na escola e nas salas de aula, consomem dois dias de preparativos. Assim, passando a dois domingos o tempo de logistica na escola passa de 4 para 6 dias, aumentando os custos e trazendo mais transtorno para as escolas que sediam a aplicação.
Se for mantido 2 dias de prova, minha opinião é que é melhor deixar como está.

3 – Você acha que a aplicação do Enem deverá ser realizada em computador?

  • sim
  • não

A realização simultânea da prova em computadores à primeira vista parace interessante, pois é mais moderno e poderá gerar uma economia de impressão nos cadernos de prova. Porém, o uso de computador demandará a disponibilidade de mais de 8 milhões de dispositivos, previamente preparados (a utilização de dispositivo do próprio candidato está descartada pela grande chance de fraudes). Se não dá para ser simultâneo, então estamos falando de várias aplicações. Porém, há uns dois anos, o ex-ministro da educação Renato Janine descartou a realização do Enem em duas edições por ano, porque não havia itens suficientes. Produzir um banco de itens para diversas aplicações e adquirir os equipamentos necessários será que irá gerar um custo menor do que a impressão das provas? Se não for, melhor não mexer.

4 – Deixe sua sugestão para aprimoramento do exame.
Perguntas abertas em um questionário que terá milhares de respostas, só fazem sentido se tiver alguma tecnologia que irá ler todas as sugestões e classificá-las para posterior análise.

Conclusão
Após a divulgação dos resultados desta consulta, com as respectivas considerações do MEC, é que saberemos se esta pesquisa realmente irá subsidiar as mudanças ou se foi só para constar. Espero estar errado.

Serviço
O que: consulta aberta à sociedade sobre o Enem
Onde: site do inep: www.inep.gov.br
Quando: até  10/02

  • Conteúdo relacionado por Tag