em Enem & Vestibulares

Qual_caminho

Dia 19/01 as notas dos candidatos que participaram do Enem 2016 já estarão disponíveis. Em poucos minutos o sentimento de incerteza será substituído pelo sentimento de dúvida. Afinal, o que é possível fazer com as notas do Enem?

Com certeza esse é um excelente momento da escola se relacionar com o seu ex-aluno, levando a ele informação direta e precisa sobre o que é possível (e necessário) para ele utilizar a nota do exame.

Essa será uma excelente oportunidade para a escola reforçar positivamente a sua imagem. Afinal essa ação com certeza repercutirá junto aos pais que tem filho(s) matriculado(s) na escola ou de país que estão atentos, buscando uma nova escola para o filho(s). Para todos ficará a percepção muito positiva de cuidado dispensado pela escola e o foco no Enem.

Para que a escola possa bem orientar o seu ex-aluno, produzimos o post a seguir com as informações mais relevantes sobre a divulgação dos resultados e os possíveis usos desses.

Fique a vontade para adaptar ou copiar (parcial ou integral) o texto e repassá-lo aos seus ex-alunos.

Ao final da leitura, caso restam dúvidas, basta escrever para nós.

Como consultar o resultado no Enem 2017

Basta ir ao site do MEC (www.mec.gov.br) e clicar no botão: Enem 2017.

Na página seguinte o candidato irá digitar o cpf e a senha. Caso tenha esquecido a senha, ele poderá cadastrar uma nova senha, bastando confirmar alguns dados.

Veja uma imagem da tela de recuperação de senha.

Participante_recuperar_senha

Na página de resultados do Enem, o candidato irá ver a sua pontuação em cada uma das áreas do conhecimento e redação

O que é possível fazer com a nota do Enem

Desde o seu lançamento, gradativamente foram sendo criadas novas aplicações para os resultados no Enem. Cada um dos usos possui algumas regras específicas. A seguir listamos todos os sete usos possíveis para os resultados do Enem e suas regras.

Certificado de ensino médio

O que é
  • Oportunidade do candidato obter a certificação de conclusão do ensino médio.
Condições
  • No momento de inscrição no Enem 2016 ter marcado a opção de interesse em utilizar os resultados para obtenção de certificação;
  • Ter 18 anos completados, até o dia 5/11/2016;
  • Obter no mínimo 500 pontos em redação e 450 pontos para cada área do conhecimento.
Como fazer
  • Procurar a Secretaria Estadual de Educação ou o polo regional da secretaria para saber qual as datas e locais para a solicitação.
Detalhes
  • A certificação é para cada área. Assim é possível obtê-la gradativamente. Em uma edição do Enem obtém-se para alguma(s) área(s) e em outra edição a certificação ne outra(s) área(s).
  • A nota mínima em redação é necessária a certificação em linguagens e códigos.

Ingresso no ensino superior em universidade e faculdades públicas (SiSU)

O que é

Trata-se de uma plataforma onde as instituições de ensino superior públicas, oferecem suas vagas de graduação para ingresso no primeiro e/ou segundo semestre de 2017.

Como funciona

Entre os dias 22/01 e 25/01, em uma plataforma online e através de um sistema semelhante a um leilão, os alunos oferecem a sua nota (é calculada a média simples ou ponderada) para ingresso em determinado curso/turno. Ao final do dia a plataforma calcula qual a menor nota que garantiria o ingresso àquele curso, tendo em vista o número de vagas ofertadas. que pretenderam ingressar neste curso e divulga.

Passa-se para uma segunda rodada onde os candidatos podem “levar” a sua nota a tentativa de ingresso para outro curso ou permanecer no mesmo curso que haviam selecionado anteriormente. Ao longo da semana são realizadas 4 rodadas. Ao final do 5 dia o sistema encerra e posteriormente são divulgados a lista dos selecionados em cada curso/turno.

Como participar

Basta acessar o site do MEC, clicar no botão para o Sisu. Na página seguinte basta digitar o CPF e a senha cadastrada no sistema do Enem. Automaticamente os dados do Enem serão importados.

Detalhes
  • Somente os resultados do Enem 2016 poderão ser utilizados.
  • O candidato não poderá ter zerado a prova de redação.
  • É possível fazer a opção por dois cursos. Uma primeira opção e outra segunda opção.
  • Os cursos poderão atribuir pesos às notas por área e redação, para o cálculo da média. Assim, a média para um determinado curso pode ser diferente da média calculada para outro curso.
  • Pela primeira vez, neste Sisu 2017 os cursos poderão definir pontuação mínima para participar da concorrência. Essa nota mínima poderá ser para uma determinada área ou para a média.

Processos seletivos próprios de faculdades e universidades

O que é

Faculdades e universidades também utilizam os resultados no Enem em processos seletivos. Cada uma define o seu critério. No geral elas utilizam a nota do Enem para comporem o resultado final do aluno, juntamente com uma avaliação realizada pela própria instituição.

Para saber mais

Consulte o website da faculdade. Geralmente, na página voltada ao vestibular/processo seletivo, você encontrará informações sobre a possibilidade de uso da nota do Enem

Ingresso em cursos de graduação em Portugal

Sim, é possível usar a nota do Enem para ingressar em pelo menos 18 universidades portuguesas. As universidades são privadas, porém há o recurso de bolsas e a anuidade é semelhante a algumas faculdades no Brasil.

Para saber quais universidades e como fazer, consulte esse post (aqui) no blog da Tissen, que é especializado em estudo fora do Brasil.

Ingresso em curso de graduação com bolsa – ProUni

O que é

O ProUni é um programa do Governo Federal que oferece bolsa de 50% a 100% do valor das mensalidades em faculdades e universidade privadas. O bolsista não precisa restituir ao governo os valores recebidos.

Como funciona

Em uma plataforma online o aluno seleciona até 5 cursos em que pretende ingressar. Após o encerramento das inscrições, o sistema calcula a nota de corte (em função do número de vagas e das notas dos candidatos que pleitearam a vaga) e informa em quais curso ele pode ingressar.

Detalhes
  • Somente os resultados do Enem 2016 poderão ser utilizados
  • Somente candidatos que: cursaram todo o ensino médio em escola pública ou foram bolsistas em escola privada, deficientes físicos ou professores da rede pública, podem pleitear as bolsas do ProUni.
  • O candidato deverá obter a média simples de 450 pontos nas 4 áreas do conhecimento e redação.
  • Possuir renda familiar de até 3 salários mínimos.
  • A plataforma do ProUni será aberta a partir do dia 30/01/2017
  • No site do MEC há mais detalhes. Veja aqui.

Financiamento do curso de graduação – Fies

O que é

O Fies é um programa do Governo Federal para o financiamento parcial ou integral da mensalidade em faculdades privadas. Um ano após a formatura ou desligamento do curso o aluno inicia o pagamento que irá ressarcir aos cofres público o valor emprestado.

Como funciona:

Semelhante ao Sisu e ao ProUni as vagas são ofertadas através de uma plataforma onde o aluno utiliza suas notas no Enem para conquistar uma das vagas ofertadas.

Detalhes
  • Somente os resultados do Enem 2016 poderão ser utilizados
  • Há um número limitado de vagas ofertado para cada um dos cursos/turno
  • O valor do financiamento irá depender do perfil socioeconômico do candidato.
  • É necessário ter obtido a média simples de 450 pontos nas áreas do conhecimento.
  • A plataforma do Fies estará aberta a partir do dia 08/02/2017
  • Neste site do MEC há informações mais detalhadas. Consulte aqui.

Sisutec

O que é

Através de uma plataforma semelhante a do SiSU, são ofertadas vagas gratuitas em cursos técnicos de escolas federais, estaduais ou privadas.

Detalhes
  • A operação é igual ao do SiSU onde o candidato escolhe duas opções de ingresso e ao longo de 5 dias são calculadas as notas de corte em função da relação procura x oferta de vagas.
  • Ao longo do ano há duas ofertas de vagas através do Sisutec: uma no primeiro e outra no segundo semestre.
  • Para informações mais detalhadas consulte esta página do MEC. Consulte aqui.

Você pode mostrar a seus estudantes que a batalha do Enem é muito recompensadora pois oferece muitos caminhos de sucesso no ensino superior.

  • Conteúdo relacionado por Tag