em Atualizações

Diretor, como as escolas a sua volta se saíram no Enem? Como estão os resultados delas? Será que estão crescendo mais do que a sua escola? Muitas dúvidas, não é? E nós sabemos que todas elas merecem boas respostas. O +Enem, maior plataforma de dados do Enem do Brasil, pode lhe ajudar a responder a muitas delas. A partir de um conjunto de recursos inéditos e extremamente poderosos, por exemplo, a plataforma consegue lhe mostrar quem são as escolas concorrentes a sua ou mesmo a evolução da sua escola ao longo dos anos, sem que você precise baixar planilhas enormes e contratar um programador para organizar os dados.

São três destaques:

Localize escolas com o Radar

Nessa ferramenta, você pode descobrir escolas do seu bairro, cidade ou de qualquer lugar do Brasil! Usando filtros inéditos para refinar sua busca, você não terá dificuldade em localizar escolas concorrentes, semelhantes, da mesma rede ou sistema.

1radar

No mapa interativo, você pode visualizar todas as escolas que procura e já começar a tirar aprendizados importantes, além de visualizar a distância da sua escola e informações de síntese como o nível socioeconômico (NSE), número de alunos e médias.

2mapa

Crie grupos de escolas para comparação

No +Enem, sempre estimulamos comparações corretas, considerando o contexto, e, por padrão, criamos dois grupos de comparação, usando um algoritmo inteligente que leva em conta o desempenho, proximidade geográfica e nível socioeconômico. A comparação com esses grupos permite identificar as fragilidades e traçar metas concretas. Mas a partir de agora você pode ir além desses grupos, criando quantos conjuntos quiser, com quantas escolas achar interessante. Não há limites para as análises que você poderá realizar!

3grupo

Para ajudar você a considerar o contexto, apresentamos informações importantes das escolas e do grupo, como a distância da sua escola, nível socioeconômico, taxa de participação, número de participantes e as notas por área e redação.

Além da customização dos grupos de escolas “semelhantes” e “referência“, sugerimos alguns grupos especiais, como as 10 escolas com maiores médias no Brasil, estado e município, escolas concorrentes diretas, escolas da mesma rede ou sistema de ensino, 10 escolas mais próximas, dentre outros.
Usando o radar de escolas e a criação dos grupos, não há limites para sua imaginação!

4top_brasil

Compare com grupos e escolas individuais

Depois de descobrir escolas com o Radar e criar seus grupos de comparação, chegou o momento mais importante: comparar os resultados!

Em qualquer área da plataforma, você pode selecionar o grupo de comparação, e todos os relatórios ganham a referência de resultados do grupo.

5rendimento

Além da comparação com os grupos, avançamos um pouco mais. Permitimos que você escolha qualquer escola do grupo e faça uma comparação individual, permitindo um olhar refinado sobre o desempenho de qualquer escola do seu interesse! Essa é a ferramenta mais poderosa de inteligência de mercado que você pode ter nas mãos.

6evolucao

Mas por que olhar os dados das outras escolas?

Entender onde estão e como estão os concorrentes é fundamental para se manter bem no mercado em que a escola está inserida e conseguir envolver a equipe da escola com os resultados do Enem. E hoje, bons resultados no Enem é uma troca de moeda valiosa entre a escola e os pais, que, sabendo a relevância do exame no futuro dos filhos, já o tomam como indicador para decidir em que escola matriculá-los.

Por isso, esse conjunto de recursos representa um avanço muito grande da plataforma e uma incrível oportunidade para você obter o máximo de inteligência com os dados. O recurso já está disponível hoje para você explorar no +Enem. Espero que goste!

Monte seus grupos agora!

Que tal começar a navegar nesse mar de possibilidades e ligar o radar de escolas da sua cidade? Nosso time pode lhe auxiliar a criar os grupos de comparação mais relevantes e ajudá-lo a tirar insights poderosos, que vão potencializar os resultados da sua escola no curto, médio e longo prazo!