em Enem & Vestibulares

Em poucos dias acontecerá o Enem 2016. Agora é hora de desacelerar e se preparar para os dois dias de prova: o que fazer, o que não fazer, como se preparar, o que levar, etc.
Com base na minha experiência docente, a participação em três edições da prova e há tempos trabalhando com dados do Enem, seguem 10 super dicas para os dois dias da prova.

  1. Veja qual é o horário local de fechamento do portão (aqui neste mapa) e organize-se para chegar 30 minutos antes . Chegar em cima da hora gera um desgaste emocional, que certamente irá repercutir na performance durante a prova.
  2. Se você ainda não tem duas canetas pretas (de corpo transparente), tá esperando o que para ir comprá-las?
  3. Nos dias da prova não coma em lugares, nos quais você não tem o hábito de ir. O seu estômago pode acabar com você durante a prova. Ah, coma alimentos de fácil digestão, pois o seu sistema digestório irá disputar o sangue com seu cérebro!
  4. A média de tempo para cada questão é de 3 minutos.
  5. Não confira o gabarito após o 1 dia de prova. Não arrisque a sua confiança ser afetada.
  6. Tenha um excelente sono na sexta e no sábado. A prova do Enem também é um desafio físico e a sua capacidade de concentração está diretamente relacionada ao seu sono.
  7. Divida o tempo da prova em ciclos. No 1º ciclo faça todas as questões, sinalizando aquelas que você sabe a resposta (fáceis para você), as que você ficou na dúvida entre duas ou três opções (médias para você) e as que você não tem nenhuma noção (difíceis para você).
    No 2º ciclo volte às questões médias, buscando definir a resposta e procure reduzir as possíveis opções de respostas nas questões difíceis.
    No 3º ciclo, dê uma relaxada e tire o foco da resolução das questões por uns 5 minutos. Beba água, coma algo doce (está provado o efeito positivo da glicose durante a resolução de problemas). No 4º ciclo procure finalizar todas as questões difíceis ou transformá-las em questões médias. (veja a apresentação no final deste post).
  8. Ao final de cada ciclo veja no quadro da sala o tempo já decorrido e calcule o tempo que você ainda possui. Caso necessário, entre os ciclos,  já passe suas respostas para a folha de respostas.
  9. No segundo dia, leia a proposta de redação, antes de começar a prova de linguagens ou de matemática. Seu cérebro já começará a montar a redação, paralelamente enquanto você responde as questões dessas duas áreas.
  10. Não deixe nenhuma questão em branco. Na TRI você não é penalizado pelo erro.

Para ver a apresentação em tela cheia, basta clicar em: simbolo de ampliar

Compartilhe está apresentação. Basta usar o link: http://links.meritt.com.br/bem-no-enem

Também pode compartilhar ou curtir o post. Basta usar o botão abaixo.

  • Conteúdo relacionado por Tag